terça-feira, 11 de novembro de 2014

Fakers gonna fake, fake, fake.


É um cliché, mas a maior verdade é que os verdadeiros amigos se contam pelos dedos das mãos. A palavra amor não é a única que se tornou banal. O verdadeiro sentido da amizade parece ter-se evaporado.

Todos são considerados amigos - os colegas, os familiares, os mais próximos e os mais distantes, os ex e os actuais, aqueles 300 que temos nas redes sociais. Quantos deles estão lá quando verdadeiramente precisamos? A amizade não pode ser one-sided. Um verdadeiro amigo sabe quando o outro precisa dele.

Desde miúda que tenho tendência a pôr os desejos dos outros à frente dos meus, as suas preocupações à frente das minhas. Muitas vezes ajudei, lutei e dei tudo de mim por alguém, sem esperar nada em troca. Não devemos esperar algo em troca dos outros mas sabemos que, se são nossos amigos, farão o mesmo por nós.

Os últimos meses, alguns dos mais complicados para mim a nível emocional, foram decisivos e abriram-me a pestana. Não pedi nada a ninguém. Não me viram a pedir conforto, companhia e carinho. No entanto, tive tudo isto daquelas pessoas que me querem bem, que são as verdadeiras amigas. Sejam elas amizades recentes ou antigas, estou muito grata por todas elas.

Outras pessoas descartaram-se totalmente da minha vida. Foi um choque para mim. Quando ouvimos um "não te disse nada pois não sabia o que te dizer", estamos a ouvir uma grande balela. Quem gosta de nós, demonstra-o. Se não sabem o que dizer, têm sempre um gesto para demonstrar o seu carinho. Sempre fui ingénua em relação às amizades. Posso ter ficado magoada quando percebi que a palavra amigo não era a mais correcta mas, como tudo na vida tem um lado bom, cresci mais um bocadinho.

15 comentários:

  1. É isso mesmo Indie. A palavra amigo hoje em dia banalizou-se demasiado. A verdade é que amigos de verdade, aqueles que sabem o que dizer no momento certo, nem que seja só para esboçarmos um sorriso. Aqueles amigos que dão a mão e que nos dizem ''vai tudo correr bem'', ou aqueles que nos dizem simplesmente um '' eu estou aqui para o que precisares''.... Independentemente das circunstâncias, o amigo não se esquece de nós, o amigo sabe ligar só para ouvir a nossa voz, um amigo não precisa de saber da história que nos levou a ficarmos emocionalmente mais instáveis, o amigo só quer saber como estamos e em como poderá ajudar-nos. O amigo não julga, ou se julga, ou dá a sua opinião relativamente a certo comportamento sabe como fazê-lo para não nos magoar. Um amigo que é amigo tem alegria e boas atitudes nos pensamentos. Aqueles que não o são, ainda bem que o demonstram, ainda bem que vão seguindo caminhos diferentes dos nossos, ainda bem que não interferem activamente na nossa vida, nem com uma simples opinião. Sejamos gratos por esses amigos demonstrarem os diferentes valores e princípios numa relação de amizade. E quando 1 não quer... 2 não dançam! ;) Beijinhoooo* e sente-te feliz por teres descoberto verdades no teu caminho :) Tens a liberdade de escolher entre muitas coisas, e uma delas é a preservação das amizades verdadeiras :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Andy* Concordo com tudo o que escreveste. Com todas estas coisas até podemos perder algumas pessoas da nossa vida MAS aquelas que realmente importam não se perdem, ficam. E fazem-no por isso! Vou agora para o Porto, onde perdi muitas dessas pessoas, mas com certeza irei conhecer novas e fantásticas :) Beijinho!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda anda que há muita gente que não é de cá (como é o meu caso), e que deseja de coração o melhor que podes ter nesta cidade! Até a chuva constante te vai parecer linda :)

      Eliminar
    2. Claro que sim :) Sei disso! (Já agora, se souberes de casas para alugar, diz-me, que é a parte que ainda não está bem definida!)

      Eliminar
  3. A mim custa-me referir-me a alguém como meu amigo quando não o é, apenas porque estou com essa pessoa todos os dias e está mais próxima porque é meu colega, meu vizinho ou o que quer que seja. Mas o que mais se vê por aí é amigo para aqui e para ali, como se fosse uma coisa banal.

    But i feel your pain girl! Também já sofri o mesmo choque por quem sempre dei tudo e ajudei em todas as ocasiões, e que quando a situação se inverteu, bem, não estava lá. Mas como diz a outra, shake it off!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, e já fizeste um post sobre isso e tudo! A amizade é algo sério e bonito.. que devemos conservar com carinho. E temos mesmo de passar por estes choques para chegar a algumas conclusões! No meu caso, pelo menos, que sou altamente naive em relação às pessoas.

      Eliminar
  4. Também acredito que os amigos são os que ficam ao nosso lado mesmo quando não dizemos nada, não é preciso pedir ou demonstrar, são os que compreendem, acima de tudo e como disseste, sem esperar nada. Mas, no meu caso, sou eu o mau da fita, o amigo que o deixa de ser por não estar lá e não o faço por mal mas também não encontro uma desculpa justa a dar. Estou a tentar mudar aos poucos, vamos ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não penso que sejas a má da fita.. Acho que todos nós já tivemos esse papel, uma ou outra vez na vida. Mas sabemos que quando vale a pena, temos de dar tudo por tudo :)

      Eliminar
  5. AMIGAS MESMO, tenho 2, tenho depois é bastantes conhecidas, chegadas, colegas ;)


    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  6. É verdade, essas "chapadas" que vamos levando vão-nos abrinco a pestana e ficar mais conscientes de quem temos à nossa volta. Há amigos com quem podemos mesmo contar para tudo. Depois há os outros com quem só nos podemos divertir nas festas. É triste, mas o egoísmo é uma característica cada vez mais presente nas pessoas. Só temos de nos proteger!

    http://world-of-wanderlust.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... infelizmente as pessoas só pensam nelas próprias, cada vez mais. Eu, como sempre fiz o inverso e sempre pus os outros à minha frente, também me lixo. Amor próprio também é preciso!

      Eliminar