quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Pegada Ecológica



Hoje, no rescaldo das eleições norte-americanas, não vou falar de ódio nem de diferenças. Vou falar sim na verdadeira vítima deste resultado eleitoral.

Só temos um planeta. Até ver, é a nossa única casa e devemos respeitar e amar o solo que pisamos. Se há algo que estas eleições provaram, é que o mundo pode mudar num segundo.

Há cerca de cinco anos, aderi às segundas-feiras vegetarianas. Afinal de contas, o que custava um dia por semana sem comer carne? Foi fácil para mim cair nesta rotina, embora viver com um membro do sexo masculino tenha sido um entrave neste campo - já agora, porque é que há homens que acham que comer carne é sinónimo de virilidade?

Este ano, ainda na Primavera, uma amiga querida fez-me uma recomendação que mudou a minha vida. Ainda hoje estou-te grata C., e o mundo também. Assisti ao documentário Cowspiracy numa tarde de Domingo. Tomei a decisão de não voltar a comprar carne num segundo. E cumpri.

Não imagino que um ser humano instruído e de boa índole consiga ver este documentário e continuar a contribuir para a morte do nosso planeta. Give it a try, please. A ver também: Earthlings e Before the Flood.

Estou há 8 meses sem comprar carne. A minha pegada ecológica reduziu a olhos vistos. Se comi carne desde aí? Sim, comi algumas vezes. Nunca em casa. Sempre que comi carne, dei graças por ela e dou-lhe valor. Não deixei ainda de comer carne por completo porque não vivo num mundo utópico e não obrigo a minha família a mudar os seus hábitos. Na minha casa, mando eu... Em visita, já se sabe. Em Roma, sê romano (principalmente em visita a avós alentejanos!). Hei-de lá chegar.

Pequenos gestos podem mudar o mundo. Eu decidi, num segundo apenas, mudar o meu. Porque não, o aquecimento global não é ficção. E o planeta que temos é só este.

Sem comentários:

Enviar um comentário